Atividades visam diminuir a incidência de doenças e reforçar a conscientização, para a população em geral, sobre o consumo de água segura, inclusive com orientações sobre meios alternativos para purificação do líquido
No mês do Dia Mundial da Água (Celebrado em 22 de março), a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) intensifica, em toda a rede, ações educativas sobre as boas práticas de higiene, amplia o monitoramento de doenças diarréicas agudas, principalmente em crianças menores de um ano, bem como reforça a identificação de regiões com maior vulnerabilidade e a integração entre as vigilâncias ambiental, sanitária e epidemiológica. Além disso, a pasta promove a distribuição orientada de hipoclorito de sódio 2,5% às famílias que não possuem acesso à água tratada.
As atividades terão mais ênfase no Dia D da campanha, em 28 de março, especialmente nas regiões com maior incidência de casos de doenças diarreicas. O ponto de apoio das ações, que incluem também orientações sobre meios alternativos para purificação da água e análise hídrica, será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Colina Azul. Na mobilização, os agentes de combate a endemias (ACE) distribuirão hipoclorito de sódio 2,5% e realizarão orientações sobre o consumo seguro de água nas demais regiões da cidade.
Dia Mundial da Água
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1992 para promover ações e reflexões sobre o significado da água para a vida no planeta. “Sabemos que as doenças diarréicas estão entre as maiores causas de morbidade e mortalidade nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e a transmissão delas e de outros males implicam, dentre outros fatores, na associação de determinantes sociais e ambientais tais como água não potável, saneamento inadequado, precipitação das chuvas e higiene precária”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde Daniela Fabiana Ribeiro.
Via: Prefeitura de Aparecida de Goiânia