O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta terça-feira (18) o juiz que ordenou a suspensão da recente deportação de mais de 200 venezuelanos para El Salvador de “lunático da esquerda radical” e pediu sua destituição, afirmando que seu governo está simplesmente seguindo o mandato dos eleitores que o elegeram em novembro.
“Este juiz lunático da esquerda radical, encrenqueiro e agitador que foi tristemente nomeado pelo (ex-presidente dos EUA) Barack Hussein Obama não foi eleito presidente. Ele não GANHOU o VOTO POPULAR (por muito!), ele não GANHOU OS SETE SWING STATES (estados-pêndulo), ele não GANHOU 2.750 a 525 condados, ele NÃO GANHOU NADA!”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social.
Os comentários do presidente americano foram feitos após o juiz federal James Boasberg, do Distrito de Columbia, emitir uma ordem no último sábado (15) interrompendo o envio, no mesmo dia, para El Salvador de mais de 200 venezuelanos acusados pelo governo Trump de fazerem parte do grupo criminoso Tren de Aragua, após a Casa Branca invocar a Lei de Inimigos Estrangeiros.
Esta lei, que remonta a 1798, só foi usada três vezes na história: durante a Guerra de 1812 contra as tropas britânicas e durante as duas Guerras Mundiais.
Matéria do site https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/trump-chama-de-lunatico-da-esquerda-radical-juiz-que-tentou-barrar-deportacao-de-imigrantes/