A Prefeitura Municipal de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Combate à Fome – SEMDAF, iniciou a distribuição dos kits de hortaliças nos bairros mais carentes da cidade. As verduras já são distribuídas semanalmente na porta da horta para famílias que são cadastradas no programa. Ao todo, são 180 famílias beneficiadas com verduras e legumes que ajudam a compor as refeições.
“A gente costuma entregar na porta da horta, mas quando chega a hora da colheita, temos que colher para não perder, assim saímos para fazer a distribuição, esta última fizemos no bairro Jardim Canedo e no terminal de passageiros da cidade”, disse Wanderson Carlos, responsável pela horta.
A secretaria sabe o quanto os kits são de extrema importância para a população, principalmente nesse período de pandemia onde muitos estão passando por vulnerabilidade social. As entregas são mantidas com regularidade respeitando as normas e orientações de saúde. Além de ajudar a quem precisa, é mais uma forma de valorizar a agricultura no município.
Os kits contêm abóbora verde, alface, beterraba, cenoura, chuchu, couve, cebolinha, rúcula e muito mais. “É gratificante ver a satisfação de quem recebe os kits, tem gente que chega aqui que nunca tinha visto um pé de cenoura”, ressaltou Wanderson Carlos.
O secretário da pasta, Magno Silvestre, tem buscado recursos para ampliar o plantio e o viveiro onde as mudas são produzidas. A intenção é aumentar o número de famílias atendidas e investir em parcerias. Uma delas é a parceria com Ministério Público, que busca investimento como TACS para a compra de sementes e produtos para a horta.
Além disso, sementes foram doadas para a realização de uma horta para as escolas do município cultivarem as verduras. “Outra ação desenvolvida é o cultivo de horta nas escolas. A secretaria fornece as mudas e o plantio. A comunidade escolar fica encarregada de cuidar e realizar as manutenções”, disse o secretário.