O supertelescópio espacial internacional James Webb conseguiu capturar uma nova imagem – e bem mais nítida – da galáxia NGC 3256, que é resultado da colisão frontal de duas galáxias antigas entre si.

Anteriormente, o telescópio Hubble já tinha feito uma imagem dessa nova galáxia, mas com muito menos detalhes. (Compare as imagens acima.)

  • 🌌 As espirais retorcidas são o resultado de um acidente cósmico que os astrônomos estimam ter ocorrido há cerca de 500 milhões de anos.
  • 🌏 Fundidas em uma só, a galáxia NGC 3256 tem o tamanho da Via Láctea e fica a cerca de 120 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Vela.
  • ⭐ As regiões vermelhas e laranjas espalhadas abrigam estrelas jovens, criadas durante a fusão.

🔭 A galáxia irradia pequenos grãos de poeira, que emitem luz infravermelha, absorvida pela câmera de infravermelho do telescópio. Na foto do Hubble (abaixo), é possível ver apenas os fios escuros de poeira e gás molecular que giram em torno do centro. Muitas das jovens estrelas emissoras de infravermelho produzidas pela colisão estavam obscurecidas por uma poeira escura.