A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), já removeu, de janeiro a junho deste ano, 400 mil toneladas de entulhos nas ruas, espaços públicos e lotes baldios da Capital. A operação constante, realizada diariamente com o auxílio de maquinário pesado, abrange todas as regiões do município, mas alerta para os perigos do descarte irregular de lixo, especialmente em épocas de chuva.

A Comurg monitora atualmente 125 pontos de descarte clandestino e está intensificando a limpeza dessas áreas. “Infelizmente, muitas pessoas ainda praticam o descarte irregular, o que é considerado crime ambiental. Quem for pego desrespeitando a lei estará sujeito a penalidades”, adverte o presidente da Companhia, Alisson Borges.

Os entulhos, incluindo restos de obras, móveis, galhos e pequenos resíduos domésticos, representam não apenas um problema estético, mas também de saúde pública. Durante o período chuvoso, o acúmulo de lixo se torna propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças graves como dengue, zika e chikungunya. Além disso, esses locais se tornam esconderijos para animais peçonhentos, como escorpiões, aumentando os riscos para crianças e idosos.

Fonte: Prefeitura de Goiânia