Visitar os espaços públicos de Goiânia, em particular o Parque Cascavel, localizado próximo à sua residência, no Parque Amazônia, foi, por muito tempo, uma opção de lazer cercada de cuidados para a estudante de fisioterapia Camila Rosa Albuquerque, 29 anos.

A precaução da universitária faz sentido, quando ela relata fato ocorrido em 2020, logo no início da pandemia da Covid-19.

“Não esqueço que numa tarde de sábado levei meu filho Leonardo para um passeio do parque, para fazer um piquenique. E no momento que a gente lanchava, chegaram dois adolescentes pedindo minha bolsa e meu celular. Olhei em volta e não tinha a quem recorrer”, conta.

Assustada com o fato, Camila deixou de frequentar o parque por um bom tempo. Mas, agora, diz se sentir mais segura com a presença de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). “O que aconteceu comigo, na época, aconteceu com muitas pessoas. Só que agora as pessoas voltaram aos parques de Goiânia, e temos sensação de segurança pela cidade”, atesta.

Muito além da sensação de segurança, Goiânia está bem mais segura, com a redução dos índices de criminalidade, realidade aferida pela pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que coloca a cidade como a 5ª capital mais segura do país.

Fonte: prefeitura de Goiânia